ACHADO NÃO

É ROUBADO

Agarrar, Recolher, Perseguir

APROPRIAÇÃO

RECONTEXTUALIZAÇÃO

ACUMULAÇÃO

RECUPERAÇÃO

PUBLICAÇÃO PÓS-DIGITAL

Mimesis and replication [don't] eradicate authorship, rather they simply place new demands on authors who must take these new conditions into account as part and parcel of the landscape when conceiving of a work of art: if you don't want it copied, don't put it online.

Kenneth Goldsmith, It's Not Plagiarism. In the Digital Age, It's Repurposing, 2011

Como refere Nicolas Bourriaud em Postproduction: Culture as Screenplay, a questão já não é o que se pode criar de novo, mas o que se pode fazer com o que já existe. Neste contexto, a apropriação torna-se um ato criativo que questiona as noções de autoria e originalidade. Partindo deste pressuposto, este projeto explora a forma como artistas contemporâneos retiram materiais pré-existentes da Internet e os recontextualizam, atribuindo-lhes novos significados.

O projeto desenvolve-se em duas partes. Finders Keepers, apresenta reflexões de Bourriaud, Michalis Pichler, Kenneth Goldsmith e Paul Soulellis sobre a apropriação como prática artística. Evoca artistas como Penelope Umbrico, Michael Wolf e Christopher Clary, que aplicam esta abordagem à reutilização e recontextualização de conteúdos disponíveis online. Por sua vez, Losers Weepers, é uma exploração criativa da apropriação, através da recolha e agregação de imagens que documentam intervenções caóticas ou mal executadas em espaços domésticos e públicos, segundo as categorias Landlord Special, Municipal Patchwork, Evil Kintsugi, Cursed DIY e Home Disimprovement.

O projeto pretende refletir sobre a prática artística na era pós-internet, onde a autoria é fluida e a criatividade se manifesta através da apropriação, recontextualização e remistura de conteúdos pré-existentes, desafiando as noções de originalidade no mundo hiperconectado.

Camila Mignon
PT / EN

ACHADO NÃO

É ROUBADO

Agarrar, Recolher, Perseguir

Imagem 1 Imagem 2 Imagem 3 Imagem 4

Mimesis and replication [don’t] eradicate authorship, rather they simply place new demands on authors who must take these new conditions into account as part and parcel of the landscape when conceiving of a work of art: if you don’t want it copied, don’t put it online.

Kenneth Goldsmith, It’s Not Plagiarism. In the Digital Age, It’s Repurposing, 2011

APROPRIAÇÃO

RECONTEXTUALIZAÇÃO

ACUMULAÇÃO

RECUPERAÇÃO

PUBLICAÇÃO PÓS-DIGITAL

Como refere Nicolas Bourriaud em Postproduction: Culture as Screenplay, a questão já não é o que se pode criar de novo, mas o que se pode fazer com o que já existe. Neste contexto, a apropriação torna-se um ato criativo que questiona as noções de autoria e originalidade. Partindo deste pressuposto, este projeto explora a forma como artistas contemporâneos retiram materiais pré-existentes da Internet e os recontextualizam, atribuindo-lhes novos significados.

O projeto desenvolve-se em duas partes. Finders Keepers, apresenta reflexões de Bourriaud, Michalis Pichler, Kenneth Goldsmith e Paul Soulellis sobre a apropriação como prática artística. Evoca artistas como Penelope Umbrico, Michael Wolf e Christopher Clary, que aplicam esta abordagem à reutilização e recontextualização de conteúdos disponíveis online. Por sua vez, Losers Weepers, é uma exploração criativa da apropriação, através da recolha e agregação de imagens que documentam intervenções caóticas ou mal executadas em espaços domésticos e públicos, segundo as categorias Landlord Special, Municipal Patchwork, Evil Kintsugi, Cursed DIY e Home Disimprovement.

O projeto pretende refletir sobre a prática artística na era pós-internet, onde a autoria é fluida e a criatividade se manifesta através da apropriação, recontextualização e remistura de conteúdos pré-existentes, desafiando as noções de originalidade no mundo hiperconectado.

Camila Mignon